top of page

Medos e Fobias

Quando o medo se torna uma limitação em nossa vida.











O medo é uma emoção muito importante que está presente em várias situações de nossa vida, geralmente o medo é uma espécie de preservação natural da vida e da integridade física e emocional. Porem pode acontecer de termos medo de coisas insignificantes ou inofensivas. Alguns exemplos de medos que não geram tantas limitações: cobra, ratos, altura, escuro - geralmente são medos, mas limitam pouco nosso dia a dia.


E quando o medo é de algo que pode limitar nossa rotina?

Medo de dirigir, pode atrapalhar sua rotina, ir trabalhar, estudar, resolver problemas;

Medo de avião, pode frustrar suas férias, pode limitar suas viagens à trabalho;

Medo de falar em público, pode lhe trazer resultados negativos nas aulas e no trabalho;

Medo de lugares específicos, pode impedir de ter seu lazer, ou limitar de outras formas.


Geralmente essas situações de medo fóbico geram grande Ansiedade, e esta é a chave do medo. A ansiedade é um estimulo negativo daquelas situações, antecipando uma experiência negativa, impedindo o individuo de enfrentar e vencer.

É importante sim ter medo, pois o medo nos trava e impede de realizar algo que talvez seja ofensivo e perigoso, porem caso o medo gere limitações a realizar tarefas importante do cotidiano, porem a fobia é um medo excessivo e irracional que nos paralisa e prejudica nosso desempenho e funcionalidades.


Como tratar o medo e a fobia?

Geralmente o terapeuta procura entender o melhor possível sobre o medo e a fobia, para saber como tudo isso foi desencadeado, lembrando que existem medos que podem vir da infância, ou medos que surgem de situações como estresse, traumas ou experiências frustradas.

Ao entender melhor o medo, o terapeuta irá trabalhar com as memórias e as emoções vinculadas aquele medo especifico, inclusive a Hipnose é uma ótima ferramenta para dessensibilizar os medos, pois utilizamos imagens mentais para alterar as crenças e os estímulos daquele medo e fobia.


E como funciona a hipnose para o medo?

Muito simples, a pessoa que passa pela terapia e pela hipnose, primeiramente irá relatar como é seu medo e como isso lhe causa limitação, e o terapeuta entendendo tudo isso irá realizar algumas dinâmicas de olhos fechados usando a imaginação para vencer o medo especifico, por exemplo: Uma pessoa que tem medo de falar em público, na hipnose irá imaginar que esta nas situações de apresentação falando para algum público especifico, e aprendendo a lidar com a Ansiedade, lidando melhor com os sintomas físicos e cognitivos daquele medo. O interessante é que na hipnose tudo isso pode ser muito real, como se estivesse lá realmente, enfrentando a situação de uma forma muito melhor. E esqueça aquela ideia errada que na hipnose vai dormir, apagar, isso não é verdade. Inclusive essa técnica de utilizar a imaginação para simular uma situações especifica é muito utilizado para o medo de dirigir.

A terapia de modo geral irá ajudar a ter mais autocontrole sobre aqueles medos, e enfrentar as situações de forma mais calma e segura, e a pessoa poderá sentir que pode vencer e superar exatamente aquilo que era um medo. Não adianta esperar o medo ir embora, que ele não vai, o certo é entender o medo e enfrenta-lo.


37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsappcon.png
bottom of page