top of page

Por que a Hipnose ajuda na terapia?

Atualizado: 16 de set. de 2021

Atualmente os profissionais psicólogos, psicanalistas e outros terapeutas tem utilizado a hipnose como uma ferramenta para acelerar os resultados das terapia. Dessa forma alcançado êxito em buscar soluções para os problemas emocionais.

A hipnose foi mistificada no passado em filmes, seriados, shows, e desenhos animados por não ter nestas épocas passadas embasamento cientifico, assim explicava-se a hipnose da pior maneira possível. Alem de criar medo nas pessoas sobre o que acontece quando estamos hipnotizados, aliás podemos ficar hipnotizados?


O que é Hipnose?


Hipnose é uma palavra que envolve muitas coisas, uma delas é que hipnose é um estado alterado de consciência, toda vez que estamos concentrados e focados em alguma coisas já esta acontecendo hipnose, por exemplo: Assistindo um filme, lendo um livro, conversando com alguém onde estamos muito entretidos. Tudo isso é hipnose, perceba que não precisou de ninguém fazer a hipnose acontecer, simplesmente nosso cérebro tem essa capacidade de se concentrar... inclusive quando estamos concentrados nem vemos a hora passar, nem percebemos o barulho e as distrações que estão acontecendo ao nosso redor, e já é a hipnose naturalmente acontecendo em um estado alterado de nossa consciência.


Outra situação onde também acontece hipnose, é quando estamos meditando, orando, rezando. Perceba que você poderá estar de olhos fechados, concentrando-se e pensando em algo muito especifico, estaremos também em hipnose nessas situações, sendo que é muito natural esses comportamento, inclusive saudável para saúde física e emocional.


Além de todas as coisas acima que já entendemos que é hipnose, existe a possibilidade de um profissional preparado induzir você à hipnose, ensinando você fechar os olhos para se concentrar, relaxar seu corpo, e conduzir você a utilizar sua imaginação para produzir mudanças especificas afim de atingir resultados positivos (dentro da terapia). Veja que não existe nada de anormal ou místico neste processo de hipnose, o que ocorre é quando estamos em hipnose, estamos utilizando o foco e a concentração, uso da imaginação e trabalhando as emoções.

Veja alguns detalhes que acontecem quando estamos em hipnose:


Relaxamento do corpo

Ideal para quem sofre de dores crônicas, além de ser um calmante para quem passa por crises de pânico ou ansiedade, é terapêutico para quem sofre de pressão alta ou problemas cardiovasculares, entre tantos outros


Foco e concentração

Ao estar em hipnose é muito importante que feche os olhos para trabalhar a imaginação, relaxe o corpo, e desligue de qualquer preocupação ou distração, toda essa técnica de hipnose automaticamente o sujeito hipnotizado esta treinamento seu cérebro para se concentrar em uma coisa só, reeducando sua mente, e aprendendo a desacelerar os pensamentos e o multitarefa.


Ressignificar traumas

Um processo de terapia, utilizando hipnose é possível acessar os traumas que tem relação com o problema emocional especifico, sendo que vários dos problemas emocionais são inconscientes, é como se nossa mente tivesse nos protegendo, causando: insegurança, medo, depressão, ansiedade, baixa-autoestima, insônia, entre diversos outros problemas emocionais. A hipnose traz a oportunidade de trabalhar nossas memórias, aliviando os traumas emocionais, também pode trazer mais motivação para mudança de comportamento (aqueles que são prejudiciais a nossa rotina ou saúde), e mudar a forma de pensar sobre todas as coisas ao nosso redor, e mudar nossa perspectiva para mais otimista, mais positiva, levando a vida e o dia-a-dia mais saudável e tendo bem estar.


Motivação e Resiliência

Alem de trabalhar os problemas emocionais, podemos trabalhar emoções positivas com a hipnose, alegria, vontade, motivação para resolver problemas e alcançar objetivos, superação e tantas outras forças interiores que temos e podemos utilizar.

Lembrando que nossas verdadeiras forças estão dentro de nós mesmo, e somente "Eu" consigo acessar, e é exatamente esse o objetivo da hipnose, fazer com que 'Eu" possa encontrar minhas forças em mim, o Hipnoterapeuta ou Hipnólogo será apenas um guia para fazer com que todos esses recursos possam acontecer.


Mitos da hipnose


Vou dormir? Vou ficar inconsciente? Vou perder o controle da minha consciência? Vou contar segredos? Nada disso é verdade. Esqueça esses mitos, a hipnose é um estado maravilhoso de autocontrole, onde você mesmo esta trabalhando sua mente, ninguém irá controlar você, ou dizer o que você vai fazer. São apenas sugestões onde você combinou com o hipnólogo trabalhar em terapia.

Existem estudos científicos comprovados para validar o uso da hipnose.


Após a análise dos efeitos da técnica feita pelo Conselho Federal de Medicina, a hipnose foi regulamentada, através do parecer publicado em 18 de agosto de 1999, CFM nº 42/1999. No documento, a hipnose é reconhecida como técnica que pode ser usada tanto para terapia, quanto para ajudar no diagnóstico. Porém, é ressaltado que só deve ser realizada por pessoa capacitada.


O inconsciente


Segundo a Psicanalise o inconsciente é uma parte de nossa mente, onde esta a maior parte do nosso "Eu", e lá esta o controle do nosso organismo, nossos pensamentos, ideias, emoções, sentimentos, hábitos, instintos e tantas outros recursos, acredito que você leitor entendeu o quando é importante nosso inconsciente, porque esta tudo lá !

E a hipnose é a forma mais eficiente de trabalhar esta nossa mente inconsciente, mudar esse programa em nossa mente, para vencer os problemas emocionais, mudar nossa perspectiva de vida, e utilizar nossas emoções à nosso favor !



143 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsappcon.png
bottom of page