top of page

Entenda como os traumas de infância interferem na vida adulta


Na área da psicologia é comum que os profissionais identifiquem problemas na vida adulta de uma pessoa, ocasionados por traumas de infância. É fato que o desenvolvimento infantil é uma fase muito importante para a construção da personalidade e do caráter de qualquer indivíduo. Neste cenário, a influência dos pais é muito significativa.


É na infância que necessitamos mais do cuidado e do afeto dos adultos para crescermos com saúde e nos desenvolvermos de forma adequada.

Quanto mais carinho, proteção, cuidado e estímulos houver na infância, melhor será o desenvolvimento em todos os aspectos. O cérebro está em formação e o aprendizado fica gravado junto com as emoções que o acompanham. Por isso, quando as crianças sofrem abusos emocionais, as marcas podem ser para o resto da vida.

Um exemplo, Filhos rotulados na infância como ‘burros’ provavelmente vão crescer sem acreditar em sua capacidade intelectual e muito inseguros.


Os traumas físicos também são comuns e deixam marcas além das físicas. “Espancamentos, acidentes graves, que demandem cirurgias sérias e muito tempo de recuperação podem deixar sequelas como pânico, dificuldade em confiar nas pessoas, necessidade de se defender delas por qualquer coisa e muitos outros sintomas”

Brigas entre os pais também traumatizam, em especial quando são frequentes, graves e envolvem agressão física. Em geral, as crianças tentam entrar no meio para defender um deles e acabam por apanhar também, ou sentem-se incompetentes por não conseguirem agir. No futuro, elas poderão se tornar adultos agressivos e impulsivos


Abusos sexuais são outro problema sério, pois, invariavelmente, trazem problemas na esfera afetiva do adulto, dificuldades para confiar nas pessoas e, claro, na sexualidade.


Assim então entra a importância da terapia, para que juntamente com seu terapeuta seja possível acessar as memorias e situações traumáticas e ressignificar o quanto isso ainda afeta. E sim ! é possível mudar o quanto isso limita sua vida, sendo possível se libertar de memorias, gatilhos e emoções negativas.

38 visualizações0 comentário
whatsappcon.png
bottom of page