CONTRATO DE TERAPIA

Este contrato visa esclarecer e delinear aspectos práticos da psicoterapia entre terapeuta e cliente, orientado pelos princípios de transparência e sigilo, de maneira que ambos estejam envolvidos ativamente no processo de psicoterapia.

1) Princípios terapêuticos

A relação profissional que se desenvolve no processo de terapia é baseada no diálogo e análise, assumindo o terapeuta como conhecedor de técnicas e abordagem que utiliza e o cliente como o perito em si próprio. Todo o desenvolvimento e sucesso do trabalho pressupõe uma atitude de cooperação entre ambos.

As sessões de terapia se compõem como um espaço de acolhimento, de liberdade e livre expressão de afetos, valores e juízos, configurados pela possibilidade de diálogo sobre aquilo que pode ser livremente expresso no encontro terapêutico, de clarificações, de autodescoberta e de autoconhecimento.

2) Uso de equipamentos de tecnologia/ mídias digitais

Todo seu processo será mediado pelas novas tecnologias de comunicação. No que se refere ao uso de mensagens instantâneas, o cliente terá a possibilidade de escolher se quer manter as conversas visíveis em seu aparelho ou utilizar uma opção de autodestruição das mensagens enviadas após um determinado tempo da visualização.

 

Ambas as partes firmam o acordo e o comprometimento voluntário de, em nenhuma hipótese, divulgar ou comunicar as conversas escritas e trocadas entre as partes para terceiros, sem autorização formal ou consentimento. 

 

Ambos se comprometem a não realizar gravações ou registros, copias ou reproduções, compartilhamento em redes sociais ou meios digitais de comunicação, dos tratados entre as partes e durante as sessões, estando cientes da importância de preservar a confiança, o sigilo e a privacidade do espaço psicoterapêutico, ficando vetado qualquer tipo de publicação que exponha as questões pessoais e/ou profissionais,  sem autorização formal ou consentimento. 

3) Frequência e duração

As sessões são semanais, e podem ser alteradas para quinzenal ou mensal de acordo com o seguimento da terapia, em dias e horários acordados previamente entre as partes. Em caso de impossibilidade por parte do terapeuta, será marcada uma sessão em substituição, segundo a disponibilidade de ambos. Caso você não compareça, é importante comunicar com 24 horas de antecedência e, tendo disponibilidade, o terapeuta tentará remarcar a sessão. No caso de ausência sem aviso prévio, a sessão será considerada como ocorrida, considerando que a hora está reservada e não será possível substituí-la.

 

As sessões têm duração de 50 minutos em algumas situações pode haver a variação de tempo, sem nenhum prejuízo para o cliente, poderá em acordo o cliente e terapeuta sugerir mais sessões durante a semana, de acordo com o desenvolvimento do processo e das necessidades verificadas nos encontros e em seu momento de vida.

4) Honorários

O pagamento será efetuado diretamente ao terapeuta, a cada sessão ou por planos ou pacotes de consultas combinado previamente valores e formas de pagamento. Qualquer alteração no contrato ou reajuste somente poderá acontecer com o conhecimento e acordo entre as partes. Valor da sessão de avaliação é R$ 100,00, e as demais consultas após a avaliação é R$ 150,00 podendo ter descontos combinados nesta avaliação entre as partes. O pagamento será feito em dinheiro, cheque, cartão de crédito ou depósito bancário na conta ou pix, dados bancários informados pelo terapeuta. O pagamento poderá ser realizado a cada sessão ou por planos e pacotes de consultas, com desconto de 10%.

5) Da desistência e abandono

Ao cliente é permitido desistir da consulta, desde que solicite o respectivo cancelamento da consulta em até 24 (vinte e quatro) horas antes do atendimento.

Nos casos de desistência da terapia, onde o pagamento é feito por cada consulta individual não há prejuízos para nenhuma parte, somente o cancelamento das consultas subsequentes.

Nos casos que o pagamento é feito por planos ou pacotes de consultas, será efetuado o reembolso das consultas ainda não agendadas e não realizadas, e descontada somente a próxima consulta já agendada. O prazo de reembolso será combinado entre as parte tendo como limite até 30 dias para pagamento do reembolso.

6) Confiança e sigilo

Seu processo de psicoterapia segue as normas e diretrizes do Código de Ética do terapeuta crt.org.br,  que prevê sigilo absoluto do que será tratado entre as partes, privacidade de seus dados, de modo a oferecer uma relação sempre baseada na total confiança e confidencialidade.

whatsappcon.png