Como a Hipnose pode ajudar no tratamento da gagueira


Pessoas com gagueira geralmente possuem insegurança para falar, baixa auto-estima, ansiedade, nervosismo, frustração, etc. Todos estes fatores são consequência da gagueira, ou seja, são sintomas e não são as causas da mesma. É claro, que estes fatores psicológicos fazem com que aumentem a gagueira. O centro emocional é o grande responsável pela gagueira, por existirem registros na memória que modelam as formas de comunicação.


Como a hipnoterapia trata a gagueira

A Hipnoterapia tem se mostrado muito eficiente para solucionar os problemas de gagueira, qualquer que seja a origem, principalmente as de fundo emocional ou psicossomáticas. Um bom hipnoterapeuta, em poucas sessões consegue fazer que a pessoa tenha sua fala normalizada ou restabelecida. Quanto mais cedo buscar ajuda profissional, melhores serão os resultados.

Tipos de gagueira

1) A gagueira emocional (patológica), quando não está ligada a qualquer comprometimento orgânico, a pessoa possui momentos onde a fala é fluente, por exemplo, cantando ou falando sozinho.

2) Há outro tipo de gagueira, a gagueira orgânica, essas são ocasionadas por um acidente vascular cerebral (AVC) ou traumatismo craniano. Nesses casos, o sujeito apresentará alterações no ritmo respiratório, que levarão a uma gagueira constante. Esta gagueira, portanto, difere da gagueira patológica.

3) O terceiro tipo de gagueira possui origem psicossomática, ou seja, contraída pelo meio, onde existe o convívio com mais alguém gago. Nesses casos é indicado que ambos devem passar pelo tratamento. Algumas tentativas importantes de controle da gagueira: mudar a intensidade da voz, falar lentamente, esforço motor, etc.

O ato de gaguejar, representa uma interferência espontânea: a fala. Durante o ato da comunicação, o indivíduo gago crê que será incapaz de falar sem gaguejar, esse esforço acaba gerando dúvidas e inseguranças, antes mesmo de pronunciar as palavras; mentalmente antecipam que os outros pensam de si, acredita que irão rir, estranhar, evita constrangimentos, etc. Esse conflito interior acaba, automaticamente, gerando mais gagueira. Nessa tentativa, adicionará, inconscientemente, tensão aos órgãos que produzem a fala, ao mesmo tempo se esforçam, constantemente, na troca de palavras, por aquelas que acredita não gaguejar. Ou seja, passará a interferir em sua fala, tentará controlar a sua gagueira, situação que é criada pelo indivíduo antes mesmo da gagueira existir. São formas de autocontrole que tendem fixar ainda mais a gagueira.

No entanto, há pessoas gagas que através destas formas de controle conseguem diminuí-la e até serem fluentes, mas sua crença de que é incapaz de falar sem gaguejar permanece e sempre dependerá deste autocontrole para tentar falar fluentemente.

Entre em contato com a Clínica Bem Estar, para agendar uma consulta.

bemestarsaocarlos@gmail.com

(16) 3411-0110 | 99226 1645

#Gagueira

0 visualização

© CLÍNICA BEM ESTAR Saúde Emocional

Terapeuta responsável sob A.N.T nº 11.1319 / SP